terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mídias Digitais

Refletindo sobre minha aprendizagem sobre as mídias digitais, compreendi a significativa contribuição dessas novas tecnologias para o ensino/aprendizagem.
Atualmente, venho percebendo que no contexto escolar as práticas pedagógicas vêm modificando-se, principalmente, em relação ao processo ensino/aprendizagem. “Dar aula” somente com “cuspe e giz”, nos parece uma prática pedagógica do passado, visto que, o professor cada vez mais está se utilizando de diversas ferramentas para melhorar a qualidade do seu ensino.
Percebo que as novas tecnologias inseridas na educação nos possibilitam realizar práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas com melhores resultados na aprendizagem do educando, pois além de proporcionar um ensino mais dinâmico, colabora para que os objetivos educacionais sejam realmente alcançados.
As mídias digitais podem oferecer ao processo ensino/aprendizagem o que é fomentado por todos: a motivação e o prazer em aprender. Esses recursos, que se destinam as diversas finalidades, tais como: entretenimento, cultura e informação, inseridos na educação, trazem uma nova abordagem: serve-os de importantes ferramentas para o educador. Como nos diz PACHANE, pág, 124: “A TV, portanto, permite um ritmo mais acelerado, permite incluir música, permite o trabalho com imagens, com filmes, desenhos, enfim, permite “animação”, enquanto o ensino tradicional prende-se a formas mais “estáticas” e abstratas. O uso de mídias, nesse sentido, possibilitaria impor-se mais ritmo, mais cor, enfim, mais vida na educação. Além de todo o deslumbramento sempre causado pelas “novidades”.
No entanto, a mesma autora, nos alerta para superarmos as visões simplistas e deslumbradas a respeito das novas tecnologias inseridas na educação, visto que, há necessidade de uma compreensão mais ampla dos envolvidos no processo educacional sobre a importância dessas ferramentas no ensino/aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário