domingo, 7 de novembro de 2010

CONCEITUANDO CURRÍCULO E SUA INTERAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS

Atualmente o currículo escolar é alvo de importantes estudos e reflexões. Nunca se problematizou tanto esse tema.
O conceito de currículo mudou muito nas últimas décadas, sofreu relevantes considerações e contribuições por partes de várias ciências e, um dos questionamentos que fazemos acerca dessa temática, é sobre o modelo de vida e de sociedade que almejamos construir, que efetivamente, devem ser tratados num currículo .
A formação do individuo, num olhar mais amplo, é percebida e compreendida com fator imprescindível para a transformação social, pois se quer uma sociedade mais justa e igualitária que possibilite a todos usufruírem dos seus bens e serviços. O Sistema Educacional e a escola são importantíssimos nesse processo, pois através de seus currículos podem colaborar para a efetivação desta formação.
Os avanços sobre o currículo, bem como, o escolar, apontam para a formação de uma nova escola, um novo professor, um novo aluno. Neste processo, as tecnologias não serão mais compreendidas apenas como ferramentas para a implementação de um plano de ensino ou mesmo para a aquisição de conteúdos escolares, já que “... a interação entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino, e na gestão da sala de aula. Porém, essas mudanças se concretizam quando compreendemos a concepção do currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados, bem como entendemos que a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma e encarar essa mesma tecnologia” (Guia do cursista, pág. 183).
Hoje percebemos que o conceito e a concepção de currículo deve ser amplo, no sentido de ser mais coerente e integrado com o mundo tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário