
Sabemos que na contemporaneidade o ambiente educacional e sócio-cultural é permeado pelas novas tecnologias nas mais diversas situações do nosso cotidiano. A educação e a escola que visam a formação integral deste indivíduo precisam inserir e explorar o melhor possível esta ferramenta, pois não há mais como ser indiferente às novas tecnologias da informação na sociedade moderna.
Percebemos que as tecnologias podem contribuir significativamente na implementação do currículo da escola, bem como, na qualidade da educação dos educandos, uma vez que propicia-lhe também a sua inclusão num mundo cada vez mais informatizado/tecnológico.
A implementação e a utilização das novas tecnologias no currículo escolar, não visam somente a aquisição de conteúdos escolares, mas também, a inclusão desses alunos no vasto mundo da informatização, colaborando assim, para que o educando não seja um cidadão excluído deste processo transformador que as novas tecnologias vêm propiciando. Pois, além da eficácia, fascino e motivação que essas ferramentas proporcionam, também possibilita a construção de importantes competências/habilidades que a contemporaneidade exige do individuo.
Desta forma, as possíveis mudanças e contribuições das tecnologias engendram-se nas políticas públicas/educacionais, na formação dos educadores, nos cursos de formação continuada, nas elaborações dos planejamentos e dos planos de aulas, nas elaborações de projetos e propostas educacionais de inclusão digital e, principalmente, na implementação de um currículo que não seja indiferente.
Concordo com seu pensamento sobre a tecnologia e educação. Já vivi ess desejo de saber mais e a alegria de novas descobertas. Já apliquei para alunos as descobertas e foi muito produtivo em sala de aula. Também descobri que sempre temos que no instruir mais tecnológicamente para acompanhar a modernidade.
ResponderExcluirSinara.